CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA

A cirurgia estética na região íntima feminina vem se tornando bastante popular no Brasil. Estes procedimentos cirúrgicos alteram a aparência dos órgãos genitais externos e podem ser realizadas sem que a mulher tenha qualquer doença ou anormalidade.

De acordo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a ninfoplastia (ou labioplastia), feita na região da VULVA, é a cirurgia mais realizada no país nos últimos anos. Mas também ocorrem intervenções no clitóris, períneo, na entrada da vagina e no canal vaginal.

Quais são os tipos de cirurgias íntimas e quando são indicadas?

Há diversos tipos de cirurgias íntimas. Em linhas gerais, na maioria das vezes, a plástica visa melhorar o aspecto dos pequenos e grandes lábios, clitóris e o monte pubiano.

Entre as mais comuns, estão:

Ninfoplastia

É a cirurgia plástica realizada para reduzir os pequenos lábios vaginais, que são as estruturas responsáveis pela proteção da vagina. Algumas mulheres apresentam um desenvolvimento excessivo e desproporcional nessa região, que pode ficar maior do que os grandes lábios.

Além da questão estética, as mulheres podem sentir dor durante o sexo e ter comprometimento da higiene por causa do tamanho dos pequenos lábios. Muitas vezes, a ninfoplastia também altera o formato e o tamanho dos grandes lábios.

Redução e reposição do clitóris

O clitóris é um órgão sexual feminino, responsável pelo prazer, e que é repleto de terminações nervosas. Geralmente, a glande do clitóris é semelhante a uma ervilha. No entanto, há casos de hipertrofia (aumento exagerado) por conta de distúrbios hormonais ou fatores congênitos que ocorrem antes do nascimento.

Nessas situações, a mulher recorre a um procedimento cirúrgico na região do clitóris para deixá-lo menor.

Correção dos grandes lábios vaginais 

Com o envelhecimento, há a perda progressiva de colágeno na pele, que também afeta os grandes lábios. A redução dos níveis hormonais femininos durante a menopausa, ganho de peso e gestações também interferem no formato da região. Portanto, os grandes lábios costumam sofrer alterações de tamanho, que são corrigidas com cirurgias plásticas.

Geralmente, para aumentá-los, o cirurgião plástico realiza um enxerto de pele, com retirada de gordura do próprio abdômen da paciente, ou usa outras substâncias, como o ácido hialurônico. Também pode ser feita uma lipoaspiração no local, ou seja, retira-se o excesso de gordura da região.

Lipoaspiração de monte pubiano

Conhecido como monte de vênus, a região que fica acima do púbis também pode ser diminuída por meio de uma lipoaspiração. Vale destacar que essa camada de gordura visa proteger a mulher dos impactos durante o ato sexual. No entanto, algumas se sentem incomodadas ao usar roupas justas ou durante o sexo.

Cuidados antes e depois da cirurgia

A mulher que decidiu fazer uma cirurgia estética íntima precisa buscar um especialista (cirurgião plástico ou uroginecologista), conversar abertamente com o profissional e deixar claro o que a está incomodando. Esse é o momento para sanar dúvidas sobre os tipos de procedimentos, riscos e indicações.

Antes da cirurgia, é necessário fazer diversos exames gerais de saúde, que variam de acordo com o histórico médico da mulher. Já as recomendações do pós-operatório dependem do tipo de intervenção cirúrgica.

Em geral, é indicado:

  • Evitar esforços físicos;
  • Repouso;
  • Não manter relações sexuais por cerca de 30 dias;
  • Não praticar atividade física por cerca de uma semana;
  • Fazer banhos de imersão;
  • Evitar o uso de calças ou bermudas;
  • Evitar banho de mar ou piscinas;
  • Usar os medicamentos indicados, como analgésicos e pomadas;
  • Fazer compressas geladas para evitar o inchaço local.

Agende sua consulta